terça-feira, 13 de novembro de 2007

La Toussaint - Ghent e Brugge

Sábado, 27.10.2007 - De manhã: Ghent

Saímos cedinho de Lille, colocamos o nome da primeira cidade a ser visitada no GPS (Gent, no caso) e puxamos o carro! Depois de um pouco de estrada (po, mas as estradas aqui nem tem graça: sem buracos, com acostamento, várias pistas... assim nem conta Oo heh), logo chegamos na cidade belga.

Uma vez que os carros estávam estacionados, fomos dar uma volta por Ghent. A cidade hoje não é grande mas, na idade média, foi uma das maiores da Europa! Sua arquitetura medieval mantida praticamente intacta torna-a uma atração a ser vista. Visitei primeiramente a igreja de Santiago (igreja simples, mas com lindos trabalhos em madeira.), uma das mais antigas da cidade. Há partes que remontam mesmo do século XII...

Depois eu subi na Torre Belfort, uma torre ortogonal no centro que permite ver uma bela vista geral da cidade. Ao lado, uma foto tirada do alto da torres da Catedral Saint-Bavon.

A visita à catedral foi estranha... o altar está passando por um processo de restauração e, por enquanto, há uma exposição de quadros no interior da nave principal. Ainda assim eu vi belíssimos trabalhos em mármore nessa catedral.

Por fim, visitamos o Château des Comtes (Castelo dos Condes de Flandres, situado no centro histórico de Ghent). No interior do castelo havia uma coleção de armaduras e armas medievais. Mas, uma vez que fazia apenas uma semana que eu tinha estado na Torre de Londres, eu não vi nada de mais nesse castelo... Ah, ainda tirei uma última foto do alto do castelo e pronto, Ghent estava 'ticada' =] De volta ao carro e rumo a Bruges!

De tarde: Bruges

A primeira coisa a ser feita ao chegar em Brugge? Comer! Nosso almoço foi sanduiche de queijo: o primeiro de muuuuuitos sanduiches de queijo... Mas, passado essa pequena necessidade do corpo, fomos dar uma volta em Brugge.

Brugge também tem uma forte arquitetura medieval, e seu centro histórico é patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO. Todos do grupo imediatemente se apaixonaram por Brugge... a cidade simplesmente tem um clima agradável/encantador/simpático/intrigane. Ah, não sei bem o por quê, mas todo mundo curtiu a cidade!

Aí na foto sou eu na praça central que é cercada pelo Hôtel de Ville (Prefeitura) e pela Tour Belfort (Torre ortogonal com um sino no topo). Nós andamos um bocadinho pelo centro, só curtindo o clima de Brugge...

Depois de um pedaço, deixamos as pernas para lá e decidimos fazer um passeio de barco. Devido ao grande número de turistas, o guia do barco falava tudo em francês, flamenco, inglês e até holandês Oo

Ainda dei uma olhada na Catedral de São-Salvador de Brugge mas, como tava tendo missa, foi só uma olhadela mesmo....

Ah, mas agora vejam só qual o lanche da tarde desse lindo dia de outono na Bélgica:

Acredite quem quiser, mas o Célio agora come batata frita! Se bem que as batatas fritas (ao lado dos chocolates e das cervejas) são comida nacional. Não que eu entenda muito de batata... mas essas aí da foto estão muuuito boas!

Para finalizar minha volta em Bruges, fui ver a Stadhuis da cidade -- umas das mais aintigas prefeituras Belgas. Terminava aqui o turismo por Bruges... Começava a parte divertida: Chocolate! \o/ Vocês sabiam que EM MÉDIA um belga come SETE QUILOS E MEIO de chocolate por ano? Essa é a maior média de consumo da Europa Oo

Ir à Bélgica e não se entupir de chocolate seria como ir ao Brasil e não tomar uma caipirinha. Acho. Ou sou só eu e meu desejo de tomar uma verdadeira caipirinha (não o xarope que eles vendem por aqui) falando em voz alta... De qualquer jeito, a Bélgica é famosa por seus chocolates pralinés (com recheio!). E podem apostar que exite TODO tipo de recheio e TODOS deliciosos: desde ao prosaico chocolate ao leite até o recheio de champagne. Para que vocês sintam o gostinho (ou não...) vejam só minha cara de sapeca comendo os tais pralinés xD~

Ah sim, sabe aquilo que eu falei acima sobre não saber por que todos amaram Bruges? Acabei de perceber que eu sei sim... em uma palavra, "Chocolate". Bem, ainda passamos num supermercado para comprar pão-queijo-presunto (qual o jantar do dia? Sanduiche, lógico!). Depois fomos ao nosso hotel Formula1 para comer e tomar banho.

À noite: Brasileirada e Cerveja

O bom dessa semana de féria sé que ela é igual para todos os brasileiros que estão por aqui na França! Resultado: ao todo haviam 8 carros (sim, 40 brasileiros...) fazendo essa mesma viagem que eu. O roteiro diferia um pouco entre cada carro, mas a idéia geral e as cidades coincidiam na maior parte. E, essa noite, haviam MUITOS brasileiros em Bruges!

À noite fomos nos encontrar com uma cabeçada desses no albergue onde eles estávam. O tal albergue tinha um bar agregado, onde ficamos tomando umas (eu, por sinal, me recusei a repetir cerveja: cada copo foi de um tipo diferente. Sair da esmice de Pilsens né...). Da UFC, Felipe, Paulo e Manel estávam lá e foi ótimo para pôr a conversa em dia! O Paulo memso eu não via desde que ele tinha ido para Marseille. E eu e o Manel continuamos a discussão sobre a melhor estratégia para abrir uma casa de forró aqui na França Oo

A foto seguinte é da Tour Belfort à noite. Só mesmo para fechar bem o post.
(puxa... até que eu tou me saindo um fotógrafo e tanto, não? Ah, talvez seja melhor continuar com a engenharia mesmo...)

4 comentários:

S. disse...

tem uma foto desse encontra ú-éfe-cêriano no orkut do felipe, acho.
que eu já vi :D

Bernardo Sobreira disse...

deixe de ir pra esses lugares exoticos e venha pro gala da ecole dos seus amigos, sua puta!

Celio Loureiro Cavalcante Jr disse...

When you were young and on your own
How did it feel to be alone?
I was always thinking of games that I was playing

(Only love can break your heart, Neil Young)

Anônimo disse...

Celio, para voce, Celio Jr. Dalva e sofia, um grande e perfeito 2008, e que a cada dia sejam mais e mais abençoados pela vida, pois formam uma familia linda e muito querida...Roberto, Jaque, Xande, Melissa, Larissa e Renatinha..um beijo a todos....