quarta-feira, 7 de novembro de 2007

London, London

Evidentemente estou tendo dificuldades em manter o blog em dia... Agora mesmo vou falar de um final-de-semana que aconteceu a quase 20 dias atrás. Talvez o estilo super-detalhado do blog fique um pouco prejudicado, devido ao fato de que vou tentar escrever o máximo no menor tempo possível para tentar tirar essa diferença de vinte dias entre meus relatos virtuais e a vida real... mas é melhor que simplesmente parar de escrever e deixar o blog pra lá. Podem ficar tranquilos que isso não vai acontecer.

Bem... onde foi mesmo que eu parei? A semana depois da volta da Sofia ao Brasil foi um pouco corrida (com direito a um TA imenso de Dinâmica dos Sólidos a ser feito). Mas uma boa notícia tinha para o final-de-semana seguinte deu uma animada: passagens em promoção para Londres! Consegui comprar a preço de banana passagens de ida e volta para a capital inglesa. E é aqui que começa realmente esse post:

Quinta-Feira, 18.10.2007 - London, Baby!

Uma vez que eu não tinha aula quinta à tarde e nem sexta, eu, Thomas, Marcelo, Nardon, VJ, Vini e Paulinho pegamos nossos mochilões e partimos para o weekend em Londres. A companhia das tais passagens foi a Ryanair.. avião lotaaado, cadeiras minúsculas (para cabe ro máximo de gente possível) e nada de serviço de bordo (quer moleza? vai de TAM). Mas bom mesmo foi a cornetinha que tocou quando o avião pousou dentro do horário Oo

Bem, desconforto à parte, chegamos na Inglaterra. Depois de passar pela imigração, pegamos um ônibus para o centro da cidade. Já estava escurecendo, mas nada como um pouco de turismo à noite para pegar uma primeira impressão da cidade. Eu dei uma volta na fente da Abadia de Westminster (ah, vocês ainda ler um bocadinho sobre essa abadia aqui) e do parlamento. Vimos também uma linda vista do rio Tâmisa iluminado pelas luses da cidade e do London Eye (a grande roda-gigante à beira do rio) Mas logo fomos para o albergue: melhor descansar bem para poder bater perna durante todo o dia seguinte.

Sexta-feira, 19.10.2007 - Good Ol' London

A sexta-feira começou onde a quinta tinha parado: Abadia de Westminster e Parlamento Inglês.
Infelizmente a Abadia estava fechada para visitas na hora que chegamos lá. Já o parlamento, para nossa surpresa, estava sim aberto para quem quisesse visitar, mesmo ele estando em sessão! Durante uns 10 minutos estive dentro do da câmera da House of Commons presenciando uma discussão sobre sabe-se lá o que. Foi bem interessante ver que o 1o mundo nem é tão diferente do nosso Brasil: na sessão haviam apenas uns 20 deputados.. Onde estávam os outros 273? Pff.. difícil dizer.
Dando continuidade ao dia, fomos todos ao Palácio de Buckingham (não sem antes parar para comer os melhores Muffins da história!). Curiosamente o Palácio de Buckingham, residência oficial da família real inglesa, foi votado como sendo uma das edificações mais feias de Londres. Bem, feio ou bonito, o palácio é, no mínimo, imponente. A sexta-feira não era dia de troca de guarda, mas nós voltaríamos no dia seguinte.

A essa altura a fome já estava batendo forte. Almocei num KFC e me preparei para o que seria o maior passeio do dia: A Torre de Londres. Passamos toda a tarde descobrindo essa imensa fortificação com suas numerosas torres. Originalmente construída para servir de palácio real, fortaleza e prisão, a Tower of London já cumpriu muitas outras funções, a mais notória sendo a de guardar as jóias da coroa do Reino Unido.

A Torre Branca, principal torre do complexo (e a maior, com seus quase 30 metros de altura) situa-se no centro da circunferência das muralhas é hoje um museu de antigas armas e armaduras e de antigos intrumentos de tortura. Essa foi também a primeira torre do complexo a ser construída, datada do ano 1078. No museu impressiona o tamanho da gigantesca armadura usada por Henrique III.

Mas o que mais me impressionou na Torre de Londres foi, sem dúvida alguma, as jóias da coroa (que, lógico, não podiam ser fotografadas). Mas também pudera... não é todo dia que se vê o MAIOR DIAMANTE do mundo! Ainda mais quando ele está ao lado do segundo maior diamante do mundo! Bem, as jóias da coroa são o conjunto de coroas, cetros, roupas cerimoniais, espadas e anéis utilizados em cerimônias de coroação ou de grande imporância oficial. Lá eu vi no topo do Cetro da Cruz a Grande Estrela da África, considerado o maior diamante do mundo. Impressionants também as diversas coroas, como a Coroa Imperial (mais de 2000 diamantes e 200 pérolas, além de esmeraldas e safiras encrustradas) ou a Coroa Imperial da Índia (com seus 6000 brilhantes!). Foi estranho ver toda aquela riqueza e imaginar o que poderia ser feito com o valor de todas aquelas jóias. Daria, no mínimo, para alimentar todo um país na África.. E eles ainda tem a cara-de-pau de pedir uma doação no fim da visita!

Na saída da Torre havia uma bela vista da Ponte de Londres. Não chegamos a realmente ir até a ponte (tursimo cansa e já estávamos exaustos). Mas pelo menos uma boa foto esse grande símbolo londrino nos rendeu...

O dia terminou com uma visita ao Tate Modern, famoso museu de arte moderna. O Tate possui um acervo numeroso com obras de expoentes da arte moderna como Picasso, Dali e Miró (que, por sinal, fez com que eu viajasse muuito tentando entender os quadros). Mas o ponto alto para mim foi ver ali toda uma sala para o brasileiro Hélio Oiticica. Um conjunto de suas obras estava em exposição, acompanhadas por poemas e versos em português que refletissem ou completassem o sentido da arte. O Tate modern definitivamente merece estar no reteiro de qualquer um que esteja em Londres. E o melhor: de graça!!! O museu apenas pede doações para os visitantes, mas não se é obrigado a pagar nada para ver seu imenso acervo.

A essa altura o sol já tinha se posto e tinha chegado a hora de voltar ao albergue... para se preparar para a night, claro xD~ Saímos com umas amigas do Thomas para um lugarzinho que, sinceramente, era um lixo. Deu para tomar umas cervas e curtir de leve a balada, mas acho que nem o clima do lugar nem o cansaço do dia permitiram que a noite fosse um sucesso. Ah, mas fazer o que... não se pode ter tudo, né?

Sábado, 20.10.2007 - The London Eye

Na manhã seguinte já tínhamos destino certo: Palácio de Buckingham para ver a troca da guarda. Essa cerimônia é uma das principais atrações turísticas da cidade. Pontualmente às 11 da manhã iniciou-se um desfile de guardas de diversos tipos: montados, a pé e mesmo uma banda tocando marchas militares. A troca da guarda é mesmo coisa para tursta ver.

E, falando em 'coisa para turista ver', por que não dar uma volta na maior roda-gigante do mundo? A London Eye fica às margens do Tâmisa e proporciona uma bela vista de Londres. A volta dura aproximadamente meia-hora e permite ver a cidade de uma perspectiva totalmente diferente.

Agora qual seria a próxima parada? Ir mais uma vez na Abadia de Westminster para conhecêe-la! Mas... Ela tava fechada! Aos sábados a abadia só abre pela manhã. Teria sido melhor se eu soubesse disso de antemão. Mas sabem o que foi o pior? A placa lá indicava que ela não abriria no dia seguinte! Ou seja, a única opotunidade de vê-la seria segunda de manhã, antes de pegar o vôo de volta para Nantes...

Bem, já na segunda metade da minha maratona-turismo, eu estava precisando de um tempinho de descanso antes de continuar. Deiteitamos todos em uma graminha na frente do Hyde Park (maior parque londrino) e lá eu cochilei por uns bons 40 minutos. Olhem só a cena...

Revigorados, fomos todos realmente dar uma volta e conhecer o Hyde Park. O início do outono dava ao parque um bonito contraste entre o verde da grama e o amarelo das folhas. Caminhamos por uma boa parte do parque e, entre esquilos e patos, o dia foi chegando ao fim. Cheguei ainda a ver o Royal Albert Hall antes do fim do dia.

À noite fomos eu, Nardon, VJ e Marcelo assistir à final da Copa do Mundo de Rúgbi num bar no centro. A seleção inglesa perdeu o jogo para a África do Sul e nós perdemos a chance de curtir a mega-comemoração que teria em Londres caso os ingleses ganhássem... Ainda assim deu para sair numa balada, passar a noite na rua e se preparar para mais um dia de Londres.

Domingo, 21.10.2007 - Madame Tussaud e National Gallery

O dia começou com o museu de cera da Madame Tussaud, o mais famoso museu de cera do mundo. Esse é um dos casos em que as fotos valem mais que quaisquer palavras. E, falando em fotos, eu tenho registrado os momentos que eu passei com Will Smith, Cristina Aguilera, Jessica Simpson, João Paulo II, Nelson Mandela, Jimi Hendrix, Julia Roberts... E com os dois célebres brasileiros que estávam lá: Senna e Pelé.

À tarde o nosso grupo se dividiu: eu e o Marcelo fomos ver a National Gallery, enquanto Thomas, VJ e Nardon foram para o British Museum. Da minha parte, eu fui totalmente absorvido pela National Gallery. Esse foi um dos melhores e mais completos museus que eu já visitei: a visita começa com a Virgem das Rochas de da Vinci e termina com os Girassóis de Van Gogh! E, mais uma vez, o museu e todos os seus serviços (chapelaria, audio-guide,..) eram de graça. Londres disponibiliza o que há de melhor da arte mundial de modo que seja acessível a todos.

Voltei ao albergue e, depois de um longo banho, capotei na cama num merecido sono.

Segunda-feira, 22.10.2007 - Good-bye, London!

Pouco a dizer do último dia. A não ser que tentamos (mais uma vez!) visitar a Abadia de Westminster mas, devido ao risco de perder nosso vôo, preferimos ir direto ao aeroporto... Assim nós pegamos o avião (na verdade, ainda demos uma rápida passada nos freeshops..) e, duas horas depois, pousamos em Nantes. Foi um final-de-semana irado! E acho que ainda vou acabar voltando para Londres...

Nem que seja só para ver a Abadia de Westminster.