quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Paris!

Será possível falar em um único post um final-de-semana dos sonhos com meu pai e minha irmã em Paris? Posso fazer o meu melhor...

Sexta-feira (12.09.2007) , após o ensaio da Fanfrale (tá, na verdade saí no meio do tal ensaio), peguei o trem para Paris. A Sofia já tinha ido à tarde e meu pai também já estava lá, vindo da Alemanha. Cheguei tarde, comprei uns cheeseburguers e depois direto para o hotel e a cama.

Sábado, 13.09.2007

Por onde começar o turismo em Paris? Pela Torre Eiffel, né! Duh... Eu e a Sofia já havíamos estado lá no final-de-semana anterior, mas é diferente durante o dia. Andamos um pouquinho pelo parque em volta, tiramos umas fotos e seguimos para a proóxima parada:

O Arco do Triunfo. Esse grande arco que se encontra na praça Charles de Gaulle no final da avenida Champs Elysée foi construído por Napoleão Bonaparte para celebrar suas vitórias . Gravados no arco estão o nome de diversas batalhas da campanha militar de Napoleão e de vários generais. Encontra-se aqui também o túmulo do Soldado Desconhecido (soldado da primeira guerra mundial que representa todas as perdas da França durante esse grande conflito).

Após visitar o Arco do Triunfo, nós três descemos a pé um bom pedaço da Champs Elysée. Seguimos depois (de metrô... cada seungo andando nós cansávamos mais) para a Catedral de Notre-Dame de Paris.

Essa gigantesca e bela catedral é de tirar o fôlego. Inúmeros acontecimentos históricos se passaram em Notre-Dame desde o início de sua construção no século XII: da coroação de Napoleão como imperador da França à beatificação de Joanna D'arc. A fachada principal é uma das imagens mais conhecidas de Paris. A catedral também é pbviamente célebre devido ao romance de Victor Hugo no qual o corcunda Quasímodo apaixona-se por Esmeralda, uma cigana. Mas não, eu não vi corcunda algum por lá...

Terminamos o nosso sábado com uma visita à Cité de la Musique. Esse espaço dedicado à música inclui um museu que conta toda a história e evolução de diferentes insturmentos musicais, além de exposições exporádicas e um salão para grandes apresentações. Saindo de lá, entretanto, já estávamos mortos de cansaço. Turismo cansa meeeeesmo!

Domingo 14.09.2007

E o que fizemos no domingo? Em uma só palavra: Louvre!

Um dos maiores museus do mundo, é simplesmente impossível ver tudo do Louvre em um só dia. De pouco adianta eu falar aqui de obra em obra porque essa é uma experiência verdadeiramente única. Entre os contornos da Vênus de Milo, o sorriso da Mona Lisa de da Vinci, o terror dos Escravos inacabado de Michelângelo e o poder da Madona das Rochas, perdi-me completamente, sem saber mesmo o que olhar e o que reter. Definitivamente o Louvre vale muitas e muitas outras visitas.


Saindo do Louvre ainda comemos uma última refeição em família... depois, era hora da partida. Eu, no meu trem de volta à Nantes. Eles, o avião de volta a Fortaleza. Mas o gostinho dessa semana especial ainda vai me acompanha por algum tempo...

4 comentários:

ok_comp disse...

E ai Celio, muito legal esse guia de Paris ai...pena que quando eu tive ai o pessoal passou a maior parte do tempo comprando perfume....
Poh mais esses teus posts tão muito demorados, soh pq o blog ta famoso tu ta enrolando agora eh???

Celio Loureiro Cavalcante Jr disse...

Em teus cabelos de seda,
Que perfume, que aroma sutil!
Dos sonhos pela alameda,
Bailam flores num baile gentil!

(Há um segredo em teus cabelos, Santiago e Lamounier)

Anônimo disse...

tu me manques Célio, ici ma vie continue tu vois, mais il restera toujours ce petit pincement au coeur lorsque je pense à toi, cette place qui t'est destinée..

Anônimo disse...

celiaooo cara, td irado por ai né! tava lembrando de teee pq vai rolar uma mansao dia 8 de dezembro. vai ter aasa lá no beach park! saudade do caralho vei, mas curta mt ae que proximo ano eu lhe faço uma visita, pode ter ctz

ass. danny