domingo, 30 de dezembro de 2007

Analyse Appliquée (ou 'Um Pesadelo Chamado Matemática')


Quem está aí no calorzinho de Fortaleza curtindo suas férias não tem noção do desespero que foi o meu mês de dezembro... O blog não ficou parado por todo o mês por acaso. Qual o motivo? Em duas palavras: Analyse Appliquée. Ou, em uma sigla, a temida AAPPL.

Qual a medida do desespero? Bem, quando por 2 sábados consecutivos vocês encontra TODOS os 12 brasileiros às 8 da manhã (repito, de um sábado Oo) estudando a tal da Analyse, é porque a parada é dura.

Para quem ainda não ouviu minhas intermináveis reclamações sobre essa matéria, aí vai uma pequena explicação do que se trata: a Análise Aplicada é a matemática que eu vinha estudando aqui na França desde que eu cheguei.. Nela eu estudei infinitos teoremas diferentes que podem ser utilizados para obter mais informações sobre um problema de equações diferenciais e suas condições de contorno. (Detalhe: obtêm-se mais infromações sobre o problema.. mas é impossível de se encontrar a resposta)

O problema é que essa matemática daqui está a anos-luuuuuuuuuuuuuuuuuuuuz de distância da álgebra que eu estudei na ufc. É muito, mas MUITO mais avançada... Tanto que dos 12 brasileiros só mesmo o Fanti tava entendendo o que se passava na matéria Oo Daí eu dei graças quando ele veio com a idéia de duas pequenas aulas para esclarecer a tal da Analyse. Essas fotos aqui são do primeimeiro desses encontros... A prova foi dia 21 e não tenho nenhuma idéia se eu me dei bem ou mal (é dessas matérias que você resolve o problema sem saber ao certo mesmo o que está fazendo). Bem, agora é esquecer e esperar oo resultado...

Ah, foto-brinde: Professor Fanti e a maçã dada pelo Nardon =D. Não sei pelos outros, mas para mim as aulinhas realmente ajudaram DEMAIS para a prova. Valeu aí pela força, Fanti!

sábado, 29 de dezembro de 2007

GALA École Centrale Nantes 2007 - Nantilus

No dia primeiro de dezebro aconteceu a festa de gala da école. Festona de primeira com todo mundo bonitão: homens no estilo do terno e as garotas com seus vestidos de festa xD~ As histórias da festa foram inúmeras (muitas das quais foram sendo descobertas nos dias que se seguiram à festa hehe). Além do mais, o blog já está atrasadíssimo... vou por só mesmo umas fotos:

O pré-festa/esquenta foi feito lá em casa (para variar... já deu para perceber que tudo começa no meu ap né?)






Vejam aí a brasileirada! Só tem gente bonita nessa França...

O ônibus que levava à festa foi totalmente dominado. Entre cantos de "Se a canoa não virar....", "Toda vez que eu chego em casa a barata da vizinha tá na minha cama..." e "Aiaiaiaiai em cima embaixo puxa e vai!" chegamos ao Gala na maior empolgação.

Na festa houveram diversas bandas (rock, reagge, pop,..), DJs e -- para dar aquele toque de alegria -- a fanfarra! Aí no palco estamos eu e o VJ se empolgando na nossa apresentação de meia-hora de caos =] Não estávamos completamente caracterizados, mas pelo menos um chapéu de pateta e os óculos de aviador estiveram presentes.

É, foi uma "festa estranha com gente esquisita" mas a diversão foi máxima. Para coroar a noite ainda consegui (junto com Marcelo e VJ) um esquema para comer infinitos crepes lá =X

Que venha o Gala 2008.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Fanfrale na Rua xD~

No sábado (dia 24) após minha festa de aniversário eu não tive descanso... na verdade a Fanfrale combinou de tocar palas ruas da cidade pra ganhar dinheiro! Fomos todos para o centro de Nantes e Tocamos por umas duas horas e meia para a alegria das pessoas que começavam a fazer suas comprar de natal.

O desagradável mesmo era o frio (nossas roupas de fanfarrão não são muito apropriadas para apresentações a 8 graus) mas a tarde foi demais! Muuuuuuitas pessoas pararam para escutar nossa música e deixar uns trocados. No final o dia rendeu uns bon 80 euros e uma boca rachada de frio xD~

Minha Festa de Aniversário \o/

Bom... eu estando ou não em Fortaleza eu precisava comemorar meu aniversário. Tá certo que eu daria tudo para poder ter meu churrascão lá em casa, chamar todos os amigos que conheci das mais diversas formas, tomar um banhão de piscina, tomar uma cervejinha, festejar com a familia.. mas eu não tive essa opção. Mas nem por isso eu poderia deixar a data passar em branco.. Na sexta-feira (dia 23) antes do dia mesmo eu chamei todos meus amigos aqui para o meu apartamento para fazermos uma festinha.

E que "festinha" foi essa hein...


Comecei dando uma "geral" no meu quarto porque espaço ia ser um problema: o inverno tá chegando e já não dá para ficar na varandinha aqui em frente ao meu ap.. Logo o espaço da festa seria a cozinha e meu quarto =] Peguei emprestado as mega-caixas de som do meu coloc Etienne (o cara que vive no msm ap que eu) e baixei uma trilha sonora especial para uma festa de brasileiro: Axé, Funk, Forró e Pagode! Separei também o hip-hop e o psy-trance para a galera pirar.

Como a festa estava marcada para as 9 da noite a galera, lógico, só começou a chegar depois das 10 hehe Aos poucos foram aparecendo os brasileiros, as italianas, um mexicano,... E nenhum francês no começo Oo Mas aí vale explicar que esse final-de-semana a faculdade organizou uma viagem para Madrid e muita muita gente foi pra lá.. Ah, mas a galera foi chegando e se animando e deu para ver que a noite prometia...

E eu ganhei presentes! Um em particular merece menção: Uma lata de UM LITRO de cerveja. A maior lata que eu já vi Oo O Thomas e a Débora que me deram essa belezinha. Eu já disse o quanto eu adoro os meus veteranos? xD~ Ganhei também brigadeiros que a Aline e a Carol fizeram para dar aquele gostinho de festa no Brasil =] Nisso meu ap já estava completamente lotado e geral dançando no pancadão do funk. Tentamos ensinar uns franceses e uma russa a dançar mas eles não manjaram muito da batida não hehe

Falando em dança, rolou também um forrozinho mas como faltou gente que soubesse dançar, a galera boicotou... Pô, eu sou um só né! =] Mas o sonzão do meu coloc deu conta demais do recado. Quando começou a tocar Asa de Águia nas alturas então, geral foi à loucura.

Las pelas horas, quando estávamos todos mais que felizes com a festa, teve o bom e velho 'Parabéns pra Você'. Em português e francês, lógico ;D Pequeno detalhe: esqueceram de comprar vela! E lá estava o bolo de chocolate da Débora (deliciooooso, por sinal. Se existisse uma olimpíada de bolos a Débora levava uma medalha com certeza), sem velinha para eu apagar! Eis que surge uma idéia louca de pegar uma garrafa de cerveja, por um papel enrolado na boca e queimar o papel! Digo mais: o tal papel era um ticket de tranporte Oo hehe Essa pequena viagem foi obra da Carol, mas deu certo e os parabéns pra você/joyeux anniversaire rolaram com toda a pompa da ocasião hehe

O bolo mesmo foi disputado a tapa, e a primeira fatia foi repartida por todos (que estavam por perto.. heh) No mais a festa continuou até as horas... Os seguranças da residência chegaram mesmo a vir aqui no ap para mandar fazer menos barulho (até parece hein...). Loucura vai, loucura vem, uma hora cansa né? Lá para as quatro da matina a minha bateria comessou a arriar..

No fim das contas eu me diverti MUITO na minha festa e, pelo visto, todo mundo curtiu também. Rolou um pouco de tudo, desde brasileiro pedindo russa em casamento a francês dançando 'Dói um Tapinha Não Dói' (sem contar o aniversariante tentando consertar uma porta quebrada com um martelo Oo heh). Mas o mais da hora mesmo foi a presença da grande maioria dos amigos que eu já fiz aqui na França. Entre os brasileiros nós somos todos parceiros e mesmo entre os franceses eu já criei vínculos que eu achei que seriam mais difíceis de serem formados. E se for para passar dois anos com essa galera, eu estou muito -- mas muito -- bem mesmo.

Mas...
No dia seguinte...
Eu tive uma pequena faxina a fazer:










(sem contar na cerveja que, derramada no chão, deixou o piso todo grudento)
Mas isso, depois da comemoração de aniversário que eu tive, foi absolutamente nada.

É, não tá dando... aí vai um Fast-Forward

falar de tudo o que aconteceu na semana da Toussaint tá impossível e, como eu não queria quebrar a ordem cronológica aqui do blog, isso está atrasando também o relato de tudo o mais que tá se passando por aqui comigo...

Então aí vai um Fast-forward:
Fomos para Amsterdam, passamos 3 dias lá (visitei o Museu Van Gogh que é absolutamente de tirar o fôlego, a Casa de Anne Frank que é super emocionante, o Rijksmuseum... fiz também um passeio de barco pelos canais da cidade e conheci tudo o mais que se tem que ver em Amsterdam).. Depois seguimos para Roterdam (adorei o astral da cidade!) que não havíamos conhecido antes por causa dos problemas já mencionados com a reserva do hotel, depois para Bruxelas, depois para Luxemburgo e pronto.. acabou a maratona turística.

De volta a Nantes eu tinha um trabalho de Dinâmica dos Sólidos para terminar e tudo o mais recomeçou..

De especial mesmo nas semanas que se seguiram devo mencionar a primeira vez que eu toquei ocm a Fanfrale (dia 17, um sábado a noite) ! Eu ainda não sabia (e ainda não sei) tocar todas as músicas mas já deu para dar minha contribuição para esse caos controlado em forma de grupo musical. É, eu e o VJ demos um pequeno show hehe. Só não reparem no estilo do cara =X