Domingo, 07.09.2007 (é, o blog tá um pouco defasado...)
Continuando as aventuras de Célio e Sofia para chegar em Strasbourg...
Bem.. acordamos, nos arrumamos, saímos do hotel, pegamos o trem e... 2 horas depois chegamos em Strasbourg \o/ Emocionante, não? hehe
E lá estava meu pai me esperando para passarmos um domingo familiar. Infelizmente, por ser domingo (e tudo na França fecha aos domingos Oo ), não deu para ver muita coisa. Mas pelo menos sentimos o clima geral da cidade e, em boa companhia, tá valendo tudo!
Fomos antes de mais nada ver a catedralde Strasbourg. Essa catedral, quando foi terminada no século 15, era a mais alta construção do mundo. Sua arquitetura gótica impressiona pela riqueza de detalhes esculpidos tanto na fachada quanto no interior.
Vale explicar aqui que Strasbourg fica na região da Alsácia, um pedacinho da França que não foi sempre da França. Na verdade a Alsácia é um verdadeiro ioiô político: começou independente, foi incorporada à França, passou para o poder da Alemanha após a guerra franco-prussiana, voltou a ser território francês após a primeira guerra mundial, passou novamente para o domínio alemão durante a 2a guerra mundial e, ao fim desta, tornou-se definitivamente território francês (ou pelo menos até a próxima guerra...). Isso explica as muitas casinhas como essa aí da foto com um estilo bem 'alemão'.
Ah, a cidade também tem a particularidade de ser uma das sedes da União Européia (as outras: Luxemburgo e Bruxelas)! Lá funciona o Parlamento Europeu, o Conselho da Europa e a Corte Européia dos Direitos Humanos. Demos uma volta na frente de todas essas instituições.
E, para terminar o dia, peguei o trem de volta a Nantes. A Sofia ainda ficaria em Strasburgo com meu pai até a segunda, mas eu tinha aula na école, né ;D
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Atualiza! Atualiza! hehehe
Picture yourself on a train in a station,
With plasticine porters with looking glass ties,
Suddenly someone is there at the turnstile,
The girl with kaleidoscope eyes.
(Lucy in the Sky with Diamonds, Lennon-McCartney)
Postar um comentário