sábado, 29 de setembro de 2007

LA FANFRALE

Como eu disse no fim do outro post, eu agora faço parte da Fanfrale da École Oo Eu e o VJ vamos nos aventurar a aprender a tocar trombone e trompette junto com esses malucos. =]

A Fanfrale foi contratada para tocar hoje à tarde em frente à estação de trem da cidade para receber os muuuitos ingleses/gauleses que tavam chegando hoje na cidade para ver o jogo da Copa do Mundo de rugbi País de Gales vs. Fiji). Muito legal ver como as pessoas correspondem à música. Se vocês quiserem ter uma noção de como é o som da fanfrale, entre no link abaixo para escutar algumas das músicas do repertório:
http://fanfrale.campus.ec-nantes.fr/index.php?page=morceaux

Aí ao lado a primeira foto dos "novatos". O Vincent e o Olivier já estão 'caracterizados' e de instrumentos em mãos porque eles já sabem tocar... Os outros (incluindo eu) vão ter que ralar para aprender ainda. Na foto tão faltando a Blanche e a Claire (tão em Paris esse final-de-semana) e o VJ (o baitola ta na oktober...)

Grande desafio da semana: tentar tirar nem que seja uma só música no tal do trombone.

Enquanto isso, à noite...

As soirées dessa primeira semana foram um pouco ocupadas... Vamos por partes então.

Terça-feira: Aniversário da Débora xD~

Terça teve uma festinha na casa do Thiago para comemorar o aniversário da Débora (brasileira do 2o ano). Reunímos toda a turma de brasileiros do 1o e do 2o ano, conversamos um bocado, tomamos uma cervejinha, jogamos aquele jogo de videogame de dança que é em cima do tapete e comemos muitos salgadinhos =] Nada como um momento idílico como esse para desopilar.

Quarta-feira: Répète de la Fanfrale >]

Acho que não disse antes, mas decidi entrar para a Fanfrale! Vou dedicar o próximo post aos malucos da fanfarra, mas aqui digo logo que quarta foi a primeira vez que fui para um ensaio deles. Todos os primeiro-anistas que estivessem interessados em entrar para a Fanfrale tinham que fazer algumas coisas durante a semana para se integrar com a galera veterana... Depois do ensaio fomos todos visitar os aps de 2 fanfralons para ter esse momento de integração.

Quinta-feira: Soirée Brigadeiro x)~~~~

Eu comi brigadeiroooooo feito pela Aline, Carol e Vivi. COm leite-condensado e granulado vindos do Brasil. É difícil de explicar Oo heiuaheaoihe Uma imagem vale por mil palavras...

Sexta-feira: Fanfrale de novo Oo

Ontem recebi a resposta em definitivo: eu vou tocar TROMBONE na Fanfrale! xD~ Esse ano entraram dois brasileiros.. eu como trombonista e o VJ como trompetista. Detalhe: nenhum de nós dois sabe tocar NADA desses instrumentos, mas isso a gente tira de letra... Tomara.

Primeira Semana de Aula \o/

Depois de muito curso de francês, adaptação a Nantes, integração com os franceses e aulas de prériquis... começaram minhas aulas! xD~
Sentiram a empolgação? =X hehe

O esquema de aulas aqui na École é beeeeem diferente do que ao que eu estava acostumado no Brasil. As matérias são divididas m módulos de Amphi (anfiteatro), TD (trabalho dirigido), TP (trabalho prático), e TA (trabalho em autonomia).

O único momento em que todos da promo estão juntos é nas aulas de amphi (Dividiu-se a promo em 12 grupos de vinte e tantas pessoas para as outras aulas). A divisão dos grupos é feito de acordo com suas notas num teste de inglês que fizemos no começo do ano.

Uma aula de Amphi é tipo uma palestra para toooodos os 300 alunos da promo. O professor só fala fala e fala lá na frente dando aulas expositivas, sem interrupção de perguntas dos alunos. É complicado porque, quando as dúvidas surgem, é preciso anotá-las todas para só depois tentar ver qual é. É chato também porque se você começa a voar completamente, você tem que ficar lá sentado por 2 horas sem saber o que se passa.

Os TDs são a coisa mais próxima de uma "aula" do jeito que eu estou acostumado. Fica só seu grupo numa sala com um professor passando exercícios dirigidos para o aprendisado e fixação da matéria que foi dada anteriormente em amphi.

Aqui na matriz curricular tem também muitos TPs. Os trabalhos práticos são o momento no qual o aluno "bota a mão na massa" nos (muitos) laboratórios e realmente faz algo concreto a partir do teórico.

Por fim, os TAs são prjetos e trabalhos que os professores passam ara fazer em total atonomia. É estranho ver, por exemplo, que das 50 horas do curso de Energetique (Termodinâmica e Transferência de Calor), 12,5 horas são de TA. Ou seja, o tempo trabalhando em um projeto independente da sala de aula é contado normalmente como horas de curso. Essa talvez seja uma das grandes diferenças no estilo de ensino... aqui eles prexam MUITO o trabalho que você faz em autonomia. Exige mais responsabilidade do aluno, mas acho que fortifica o ensino também.

Mas você se pergunta: "Como são as aulas?"
Elas são intensas... Os professores aqui vão de 0 a 100 em 3,5 segundos!!! Nos primeiros cinco minutos de aula aqui eu vejo o equivalente a 6 meses de aula na mesma cadeira na UFC. Acreditem, é muuuito assustador.

E a matemática deles auqi merece um parágrafo à parte, mas nãos ei nem o que falar. Análise Aplicada é muuuuuuuuuuuuito louco. Tenho alguns meses para tentar encontrar o sentido dessa matéria, mas acho que seria mais fácil encontrar o sentido da vida...

Ah, e aqui não tem mais essa de chegar meia-hora atrasado na aula, sentar no fundão e tirar um cochilo não. Tou gastando uma fortuna em cafezinhos numa máquina estrategicamente posta ao lado do amphi (de 40 centavos em 40 centavos a maquininha tá levando meu dinheiro embora..)

É, esse post é para dar uma idéia do que eu vi na primeira semana de aula e do que me aguarda nos próximos meses e anos... Foi um pouco assustadora, mas também muito boa para ver que não é nada impossível -- só muito diferente. E eu espero me adaptar o mais rápido possível.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Nantes, Nantes

I choose no face to look at, I choose no way...
I just happen to be here, and it's OK.

Green grass, blue eyes, grey sky -- God bless
silent pain and hapiness...
I came around to say 'Yes',
and I say

While my eyes go looking for flying sorcers in the sky.


[vista do pôr-do-sol da janela do meu quarto]

domingo, 23 de setembro de 2007

Mas... Onde o Célio tá morando?

Tour do quarto do Célio! uhuuuu \o/ (depois de muitos, muitos, muitos pedidos... hehe)

Primeiro, recebam um mapa para não se perderem nessa vastidão que é o meu quarto ;D
Pois bem... ao passar pela porta, a visão é mais ou menos essa daqui:

Espaçoso, não? Olhando para a esquerda, você vê minha cama e a bandeira do Brasil mais estilosa do mundo!

E, olhando para a direita, um painel de cortiça para por os souvenirs que possam ir surgindo. Não reparem no cabideiro... Ele é apenas perfeito para meus (muitos) momentos de preguiça hehe

Ah, e à sua frente encontra-se minha mesa de trabalho xD~ Serão muitas e muitas horas sentado aí tentando desvendar a engenharia francesa...

Por fim, olhadela rapidinha no meu banheiro =X

Pronto, aqui termina nosso tour básico! Se você estiver interessado em ver mais detalhe e continuar a exploração de Chez Célio, seguem fotos diversas de detalhes diversos do quarto ;D




























E então, ficou um gostinho de quero-mais? Pois espero todos aqui em casa! Quem tiver dibob pela Europa, saiba logo que tem um lugarzinho tranquilo e acolhedor na cidade de Nantes aqui na França ;D Repararam no espaço em branco no mapa que vocês receberam no começo do tour? Pois ele tá só esperando o seu colchão de ar! hehe

Dentro em breve: Visita ao resto da casa (ou seja, a cozinha) =] Só não já tirei essas fotos porque ela está absolutamente imunda, com pilhas e pilhas e pratos pra lavar =X

Aparthatlon =]

Terça passada (18.09.2007) teve mais uma parada de integração: o Aparthatlon (dipo Apartamento + decatlon) Oo

Um grupo de 6 se inscrevia e recebia um mapa do centro de Nantes com indicações das casas da galera do 2o ano (no 1o ano nós moramos aqui na residância universitária vizinho à escola e no segundo ano temos que procurar um ap por aí para alugar) que estávam prontas para nos receber.

Eram 15 aps no total, mas nós só conseguimos visitar 6 (na real, ngm visitou mais que 7.. eram casas demais!) ... O interessante é que, em cada ap, para receber o 'visto' dizendo que você realmente esteve no ap, cada grupo tinha q fazer alguma coisa que eles pedíssem (jogar um jogo de dados, fazer uma caricatura da dona da casa, inventar uma dança, etc etc etc)

Esse pessoal do 2o ano é muito 100%. E foi bom também para ver as diferentes opções de moradia para o ano que vem... No geral a galera vive em colocações de 3 a 5 pessoas e os aps são muito bons! Sai umn pouco mais caro do que a residência universitária, mas no centro pelo menos vocês está mais perto de tudo.

ponto interessante da noite: um francês "cantando" Adriana Calcanhoto: Fico Assim sem Você (na verdade ele ficava só balbuciando 'blublubliola badaditenola...') heiuaoheiuaheoiuaeh mto engraçado! Esse msm maluco tocou também a Onda num instrumento mega-estranho, quase que só um apito Oo

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Weekend d'Integration: WEI 2007! \o/

ATENÇÃO, post quilométrico! Melhor primeiro ir ao banheiro ou tomar um suquinho de laranja antes de começar a ler ;D

O final-de-semana de integração foi -- apenas -- SENSACIONAL!!! Nunca pensei que ia me divertir tanto e conhecer tanta gente em tão pouco tempo!

WEI, dia 1

Como eu tinha dito antes, o pessoal do 2o ano organizou esse final-de-semana (que eles chamam de WEI) para juntar todos os novatos com os veteranos da École. Eu, Nardon, VJ e Marcelo (é, de todos os brasileiros só 4 encararam a parada) acordamos cedinho na sexta-feira e fomos ao estacionamento da École. Por coincidência, eu, Nardon e VJ (vejam as figuras na foto) viajamos no mesmo ônibus - o ônibus BDS (Bureau des Sports - os alunos engajados com o esporte da école).

Para ocupar as 3 horas de ônibus houveram algumas atividades. Primeiro foi apresentado o jogo Killer Geant [regras abaixo].

Regras do Killer Geant: ao entrar no ônibus você recebe um papel com o nome de uma pessoa que você tem que 'matar' e como matá-la (exs: Fazer essa pessoa dançar em cima de uma cadeira. Fazer essa pessoa falar "calota de alumínio". Fazer essa pessoa dar uma cambalhota. Fazer essa pessoa fazer flexões.) Alguns muito fáceis, outros bem difíceis... Ao matar uma pessoa, você passa a ter como alvo o alvo que era da pessoa que você matou. Quem 'matasse' mais pessoas nos 2 primeiros dias do WEI ganharia como prêmio uma viajem para 2 a Amsterdam). Irado, não?

Em seguida cada pessoa do 1o ano que estivesse no ônibus tinha que ir à frente e se apresentar para os outros (nome, onde estudava antes, local da residencia, quem é o padrinho,...). Não sei pq, mas todos do 2o ano fizeram a maior zona quando souberam quem era minha madrinha Oo. Em seguida houve a competição de Mister Bus! Quem quisesse concorrer a Mister Bus tinha que ir lá para frente e drager (ou queixar, como dizem os cearenses... ou trovar, como dizem os gaúchos... ou xavecar, como dizem os paulistas... ou chegar, como dizem os cariocas...) uma garota do 2o ano, a Valerie.

Lógico (dãã) que o Célio ganhou essa ;D hehe Com todo o seu charme de poeta brasileiro eu me declarei com um francês carregado de sotaque, pus-me de joelhos e cantei Your Song para a Valerie... Covardia? No sábado a noite haveria uma competição entre cada Mister Bus (eram 7 ônibus, no total) para ver quem seria o Mister WEI.

Competição de Miss Bus foi interessante também... Todas as garotas interessadas tinham que queixar o Mister Bus (ahn... eu ;D heh) Digaoms que eu gostei da atenção.

Ah, última coisa no ônibus: a equipe de dança do ônibus BDS! Uma equipe de 8 pessoas teria que ser formada para criar uma coreografia para competir com as coreografias criadas pelos outros ônibus... A melhor coreografia tarnar-se-ia (uoooou, olhaí a mesóclise!) a dança oficial da nossa turma. A equipe foi formada pelos 3 brasileiros (é, acho que nossa missão no WEI era estar em todas), um francês (Gabriel, gente boa) e cinco francesas (Claire, Stephanie, Marine, Anne-Charlotte e Cecyle). Pra quem contou, são 9 pessoas na equipe... mas demos nosso jeitinho brasileiro e inscrevemos td mundo assim msm na comptetição.

Depois de toda essa onda no ônibus, chegamos enfim numa praia. Muito futibol, rugby e até carimba! A água, naturalmente, tava impossivelmente gelada e não dava pra tomar banho. Mas ainda assim, deu para curtir o solzão que tava fazendo e começar a interagir com os outros centraliens. Toda abertura que surgia eu dava um jeito de tentar conhecer a galera. Foto: Marcelo e eu.

À tarde voltamos ao ônibus para, após mais 40 minutinhos, chegar no Camping Ty-Nardan! O camping era enoooorme, com mais de trezentos bangalôs, paint-ball, 2 piscinas (uma externa e outra interna) com tobogãs, tirolesa, muro para escalada,... estrutura classe A mesmo! Segui direto para a piscina para curtir o final do dia e continuar conhecendo a galera. (Pequeno parênteses: eu escutei 18749208375 diferentes nomes e foi muuuuito difícil aprender mesmo um terço deles! Mto difícil esses nomes franceses...) Ainda assim, fiz uma força para conhecer e ser conhecido o máximo possível.

A hora do jantar foi também uma curtição! Todo mundo num salãozão, comendo muito e cantando umas musiquinhas em francês. às vezes as músicas eram frescando com o pessoal do outro ano, às vezes as músicas eram todo mundo junto, às vezes rolava uma hola e, acreditem se quiserem, nós os brasileiros (tá, na verdade o maior responsável foi o Nardon) fizemos todo mundo dançar o tcham! Tudo isso entre os pratos franceses e vinho tinto.

Depois de muito comer, cantar e gritar... soirée! Ainda passei antes no bangalô da minha madrinha (minha marraine é a melhor!) para tomar um drink. De brinde, ganhei uma foto com as pomponiers da école! xD~ A balada... foi a balada! Começou com a fanfarra e segui-se com o dj mandando ver. Acabei não comparecendo à final de Mister WEI por motivos diversos, mas ainda assim me diverti demaais. Ah, olhaí a foto minha e da minha marraine Cecyle.

pausa para beber um copinho d'água. Acabou o 1o dia... valtam dois ainda ;p

WEI, Dia 2

Acordei às 11, bem na hora do brunch... E, uma vez alimentado, eu já estava pronto para o paint-ball!!! Formamos nossa equipe de 6 (os quatro brasileiros + os 2 italianos -- Ricardo e Davide) e partimos para a guerra! Po, que coisa de louco!!! Não havia nenhuma proteção além da máscara... eu entrei no campo de batalha na floresta só de havaianas, short e camiseta Oo Se liga aí no estado da galera depois de ser metralhada hehe. Nosso time tava bom, mas perdemos na semi-final.

Sujos, doloridos e cansados, tivemos que sair correndo pq já estávamos atrasados para o ensaio da coreografia! Nossa equipe de 9 trabalhou com afinco e montamos a melhor coreografia de todas! Era um misto de dança-da-galinha com tcham (heh, o tcham tá fazendo O sucesso aqui por causa de nós!) com outras paradas...

Para recompensar o dia de árduo trabalho (correr, levar bala de tinta e dansar cansa Oo heh), caí na piscina depois. Me diverti um bocado também nos tobogãs que tinham lá (não era nem um centésimo do Beach Park, mas quem não tem dinossauro, caça com mosca). Ah, rolou aí também uma das coisas loucas do weekend. Todo mundo que tava na piscina (mais de 100, fácil) começou a nadar/correr em uma grande roda, criando um mega redemoinho! A corrente tava superforte! Os franceses são retardados, mas essa idéia até que não foi ruim...

Ao anoitecer, mais um jantar no mesmo esquema (comida, vinho, músicas, gritos-de-guerra,...).
De diferente, rolou uma projeção mostrando as cenas da rentrée, da 1a semana de école e o que se passou no WEI.

A balada teve de especial a final do jogo de Killer e a competição das coreografias. O Ricardo (italiano) acabou perdendo para um francês porque não entendeu bem as regras da final. E a competição de coreografias foi a maior injustiça de todas! Apenas todo mundo concordou que nossa coreografi brasileira era a melhor! Mas só quem votava era o BDA (Bureau des Arts -- alunos responsáveis pela arte na école) e eles escolheram a coreografia do ônibus deles... Mas agente ainda vai tentar sabotar essa parada e, toda festa da école, vamos dançar nossa corê >D

WEI, Dia 3

Domingo foi aquele clima de fim-de-festa... Depois do brunch, passei apenas o dia todo na piscina. Então, de repente (não mais que de repente), chegou a hora de arrumar as coisas e partir. Vale ressaltar que, depois de um dia inteiro de atividade e piscina, só mesmo os brasileiros tomaram banho antes de cair fora Oo Ah, esses brasileiros... Na foto: Nardon, Cecyle, eu, Claire e VJ.

No ônibus tava todo mundo morto... Mas ainda com energia suficiente para contar as histórias que se passaram durante o WEI. É, os brasileiros foram definitivamente um dos assuntos desse weekend d'integration. Aí a foto no ônibus: minhas companheiras de coreografia Stephanie e Cecyle.

Assim, depois de muita, muita, muuuita diversão... Voltamos para Nantes. Ficou ainda um gostinho de quero-mais desse WEI. Mas tá valendo... ainda temos mais essa semana com atividades de integração e eu tou simplesmente adorando conhecer a galera francesa com quem vou estudar esses próximos dois anos. Nada perto das amizades que eu deixei no Brasil... mas é bom saber que não será de todo mal esse tempo aqui.

E o objetivo? Foi cumprido! Acho que muita gente agora tá sabendo que tem um brasileiro gente-fina chamado Célio na École x)~

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Integração - a palavra da vez

Além do apadrinhamento que rolou terça, houve também a primeira Tonus (festa organizada pelos alunos da école) quarta! Inesquecível! O aquecimento foi lá em casa (depois eu explico as particularidades de se morar no último andar...) e a festa foi numa boate muito irada.

Ah, e amanhã (quase) toda a promo vai viajar para o WEI (weekend d'integration). Vai ser um final de semana em algum lugar (nenhum dos novatos sabe exatemente onde... só foi divulgado que será em alguma praia no norte da França) para passar os dias conhecendo as pessoas da turma e fazendo diversas atividades. Volto só domingo a noite e segunda eu conto aqui o que se passou lá ;D

Soirée de Parrainage =]

Para fechar o dia, terça-feira à noite teve a soirée de parrainage (cerimônia de apadrinhamento)!
A parada era assim: você chegava la no prédio do ginásio e lá você pegava um objeto que tivesse seu nome escrito (o meu objeto era uma metade de revista feminina Oo heh). Depois você saia procurando entre todo mundo que estivesse lá um veterano (do 2o ano) que tivesse o "complemento" do seu objeto (no meu caso, a outra metade da revista... dãã) e ele seria seu padrinho/madrinha. O padrinho ajuda os novatos com a adaptação na école e se disponibilizam para responder qualquer pergunta que possa surgir.

Não era nada fácil encontrar seu padrinho... Éramos 315 bichos e mais uns outros 100 veteranos! Tive que rodar muuuuito para encontrar, enfim, minha madrinha xD~ Ela se chama Cecile e é muuito simpática. Ela é também madrinha de uma outra novata (outra Cecile.. essa aí da foto ao lado) e já marcou um jantar na casa dela para que possamos conversar um pouco sobre a vida na école. Ah, e ela faz parte da Fanfare!

"Mas o que é a fanfarra?" Oo A fanfarra é essa coisa de louco que vocês estão vendo aí ao lado! Um monte de franceses loucos (e vestidos como loucos) tocando altas marchinhas (o barulho vem de um monte de sax, trombone, trompete, bumbo, pratos,...). Todo mundo canta junto, pula, dança e curte enquanto a fanfarra tá rolando.

De vez em quando a galera sentava no chão e, quem quisesse, podia pular para fazer um crowd-surf. Será que o Célio se aventurou?

Essa semana tou tentando fazer o máximo possível para me integrar com os franceses. O Bureau des Élèves (tipo o Grêmio Estudantil daqui) tá fazendo diversas coisas para permitir essa integração e eu acho que isso vai ser essencial para minha estadia aqui.

Ainda assim, essa brasileirada aí embaixo são, sem dúvida nenhuma, o que há!

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

La Rentrée!

Terça-feira foi o começo oficial do ano letivo na École Centrale Nantes! \o/ Olhem só as caras de felicidade, minha e da Carol, entrando no Amphitheatre junto com os outros 313 alunos novatos para as apresentações de começo-de-ano! Essa semana agora teremos trilhões de apresentações para explicar o funcionamento da École, Sistema de Informática, Recebimento de Livros, Visita à École,...

O discurso de abertura do reitor da École até que foi interessante... Mas quando o nosso "padrinho" de turma tomou a palavra, eu passei alguns dos momentos mais entediantes dos ultimos tempos. Toda a minha promo (turma ;p heh) estava la no amphi e eu percebi muitos cabeceando um pouco enquanto o homem falava.

Depois rolou uma visita aos laboratórios da école. A parte mais forte aqui de Nantes é, de longe, a mecânica dos flúidos e a termodinâmica. São impresisonantes os laboratórios. Logo logo eu começo a ter aulas práticas para encarar a engenharia francesa com a mão na massa =]

Depois da visita, todos os alunos do 1o ano se reuniram para para tirar a primeira grande foto da turma. Não sei se vou receber uma cópia, mas deve ter ficado irada a foto xD Aí ao lado é a brasileirada esperando enquanto o fotógrafo francês se preparava.

domingo, 9 de setembro de 2007

Pequinique com os veteranos!

Quando havia sido a última vez que eu fui para um pequenique à sombra de um castelo? Hmm.. não lembro Oo

Poxa, muito legais esses meus veteranos! Fomos todos para o supermercado para comprar pão, queijo, presunto, chips e suco e partir em seguida para o tal castelo (Le Château des Dukes de Bretagne). A Gabi fez uns salgadinhos de salsicha que estavam muito bons e a Débora fez dois bolos para nós. Não vou dizer que um dos bolos tava muuuuuuuuito salgado (e ninguém sabe explicar o por quê), mas o de chocolate tava bonzão! Passamos a tarde nessa, jogando conversa fora, tocando violão, comendo,... dibob total.

Foi bom também escutar um pouco de cearês! Haviam 2 cearenses lá: a Gabriela (minha veterana aqui em Nantes) e o Henrique (que estuda em Paris, mas veio aqui para o fds). Fazia já algum tempo que não escutava tanto "Eita pau!", "maxo" e "tá frescando" junto...

Acho que esse tipo de programa ainda vai rolar algumas outras vezes enquanto eu estiver aqui em Nantes. Muito gostosa essa cidade xD~



ps: ah, e para quem não reparou, rolou meu primeiro corte de cabelo aqui na Europa! Torei curtinho pq, pelo preço, é necessário minimizar as idas ao cabalareiro...

Creperia e Primeira Balada em Nantes!

Sexta à noite a Mme Belluot e o Mr Mustière levaram todos os estrangeiros para uma creperia. Nantes, assim como toda a Bretagne, é terra de crepe! Comi um crepe de presunto e champignon muito bom, acompanhado de uma cidra 100%. Mas bom mesmo foi o crepe doce de chocolate branco acompanhado de sorvete de chocolate x)~

Depois do repas, lógico que tinha que rolar uma saída -- a primeira em Nantes! Fomos à praça onde tava passando um jogo de rúgbi (a copa-do-mundo de rugbi tá sendo aqui na França) e tomamos umas cervas lá. Eu, Nardon (esse figura aí na foto) e o VJ já começamos então a gastar nosso francês para conhecer a galera jovem da cidade.

Engraçado mesmo foi quando decidimos ir pra uma boite... Nós passamos por uma casa de salsa (dancei muito forró e dei show =X hahuioehaoiueha), uma boate que tava vazia (tal de Loft... mas me disseram que normalmente lá bomba Oo ), uma boate que tava bombaaaando (a VIP... alguns dos brasileiros foram barrados na entrada e não puderam curtir lá dentro, mas tava muito boa a balada) e terminamos numa boate de fim-de-festa (Tower Bar... fechou às 4 e fomos quase que expulsos de lá Oo Mas pelo menos ganhei um pirulito!). A foto ao lado é na saída da Tower.

Ah, um problema da soirrée aqui é que termina por volta das 4 e o tramway (espécie de bondinho) só abre quase às 5. Ficamos então todos na parada esperando o tal tram e cantando altos clássicos da música brasileira (como, por exemplo, SPC, Martinho da Vila, Mamonas Assassinas, Vando,...). Os mendigos que tavam ali por perto até aplaudiram! Rolou também um hino nacional (para celebrar o 7 de setembro!) e, no fim, acabamos meio que cochilando lá mesmo. Primeira soirée em Nantes? Divertida...

Foto: Débora (com cara de "que p**** é essa?!"), Vini, Thomas, VJ, Nardon, Marcelo, Célio =X

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Vivendo sozinho, Ecole Centrale Nantes e Brasileirada

Galera, meu quarto ainda não esta completamente arrumado... por isso a falta de fotos da minha mais nova morada =] Mas, por enquanto, ta tudo muito limpeza por aqui.. Fazendo a feira, cozinhando minhas refeições (nada de miojo ¬¬ heh) e me adaptando à nova rotina.

Aconteceu muuuuita coisa nessa primeira semana e provavelmente vou esquecer metade das coisas que eu queria falar, mas tá valendo. Vamos então por partes...

Segunda-feira passada eu tive minha primeira aventura na cozinha!!! E - surpresa! - não ficou terrível! Na verdade, minha primeira refeição na casa nova tava era muito boa demais xD~ Minha idéia era começar com algo simples e fácil (spaghetti, lógico) para ir me habituando. Mas quando eu estava pondo a água para ferver o Thomas (um dos veteranos) tocou a campainha perguntando se eu não queria cozinhar com ele e a Carol (outra das novatas aqui). Como eu já estava com a "mão na massa" (quase que literalmente, hehe) combinamos então que cada um faria um prato, depois nos juntaríamos para fazer um jantar em turma. Como não ia ser mais só para mim, decidi então caprichar um pouco mais na minha parte... Fiz uma salada de tomate, cebola e curry e o Spaghetti teve um molho de tomate, carne (2 hamburgueres que eu passei) e orégano (ah, pus só para ver no que dava xD~ huhu). Junto com o Frango au fromage do Thomas, a primeira refeição Chez Célio foi de primeira! Na foto é o Thomas, Daniel (meu vizinho), eu e Carol.

Essa primeira semana na École mesmo foi muuuuito corrida... Além de ter que me habituar a fazer tudo o que eu não fazia antes (lavar roupa, cozinhar, lavar louça, limpar a casa, fazer a feira,...), tenho 18748903274 de papéis para resolver antes do começo das aulas!!! E durante toda essa primeira semana era para eu ter tido aulas de francês e álgebra.

Aula de francês? Na verdade fiz um teste de nível para saber em que turma de francês vou estar durante o ano... Depois passamos o resto da semana corrigindo a tal prova Oo

Aula de matemática? C@r@l&0, eu tou f***** =X Bateu um desespero gigantesco com o nível da matemática aqui! Detalhe: era para ter sido tudo só "revisão" para se habituar à maneira francesa de fazer a math. Desespero à parte, no final da semana eu quaaaaaase estava começando a ter alguma noção de que estava se passando la na frente... Vai ser phoda. Com PH mesmo. É isso que dar não aprender Álgebra Linear direito... Agora tou aqui perdido entre as definições. Em francês. Esse parágrafo foi muito mal-escrito, mas quero só registrar minha frustração com os espaçoes vetoriais. Ah sim, e se alguém souber resolver essa questão aí, me passa a resposta por e-mail ;D

Mas na verdade foram poucas aulas... na maior parte do tempo eu tava mesmo correndo atrás de documentos, papéis, fotos, tentando abrir minha conta no banco, resolvendo a situação do seguro do meu apartamento, etc, etc etc.

Ah, quarta chegaram meus colocataires (os companheiros de apartamento). Eu tava com muito medo de chegar um pessoal sem-noção, mas o Etien e o Fabian são completamente tranquilos. Em algum outro post eu falo um pouco mais deles -- por enquanto fica só mesmo a idéia de que acho que não terei maiores problemas quanto a dividir o ap com os franceses.

Já os brasileiros, são uma festa! Já disse isso antes, mas não canso de dizer que tou muito feliz com como as cosas estão aqui xD Não tive tempo para postar as notíias durante a semana pq ela foi corrida demais mas, à medida que eu for criando uma rotina, vai ser mais fácil atualizar o blog com o que se passa aqui =]

sei que esse post foi meio massante, sem muitas fotos, mas era só mesmo para divulgar as novas ;D