sábado, 29 de setembro de 2007

Primeira Semana de Aula \o/

Depois de muito curso de francês, adaptação a Nantes, integração com os franceses e aulas de prériquis... começaram minhas aulas! xD~
Sentiram a empolgação? =X hehe

O esquema de aulas aqui na École é beeeeem diferente do que ao que eu estava acostumado no Brasil. As matérias são divididas m módulos de Amphi (anfiteatro), TD (trabalho dirigido), TP (trabalho prático), e TA (trabalho em autonomia).

O único momento em que todos da promo estão juntos é nas aulas de amphi (Dividiu-se a promo em 12 grupos de vinte e tantas pessoas para as outras aulas). A divisão dos grupos é feito de acordo com suas notas num teste de inglês que fizemos no começo do ano.

Uma aula de Amphi é tipo uma palestra para toooodos os 300 alunos da promo. O professor só fala fala e fala lá na frente dando aulas expositivas, sem interrupção de perguntas dos alunos. É complicado porque, quando as dúvidas surgem, é preciso anotá-las todas para só depois tentar ver qual é. É chato também porque se você começa a voar completamente, você tem que ficar lá sentado por 2 horas sem saber o que se passa.

Os TDs são a coisa mais próxima de uma "aula" do jeito que eu estou acostumado. Fica só seu grupo numa sala com um professor passando exercícios dirigidos para o aprendisado e fixação da matéria que foi dada anteriormente em amphi.

Aqui na matriz curricular tem também muitos TPs. Os trabalhos práticos são o momento no qual o aluno "bota a mão na massa" nos (muitos) laboratórios e realmente faz algo concreto a partir do teórico.

Por fim, os TAs são prjetos e trabalhos que os professores passam ara fazer em total atonomia. É estranho ver, por exemplo, que das 50 horas do curso de Energetique (Termodinâmica e Transferência de Calor), 12,5 horas são de TA. Ou seja, o tempo trabalhando em um projeto independente da sala de aula é contado normalmente como horas de curso. Essa talvez seja uma das grandes diferenças no estilo de ensino... aqui eles prexam MUITO o trabalho que você faz em autonomia. Exige mais responsabilidade do aluno, mas acho que fortifica o ensino também.

Mas você se pergunta: "Como são as aulas?"
Elas são intensas... Os professores aqui vão de 0 a 100 em 3,5 segundos!!! Nos primeiros cinco minutos de aula aqui eu vejo o equivalente a 6 meses de aula na mesma cadeira na UFC. Acreditem, é muuuito assustador.

E a matemática deles auqi merece um parágrafo à parte, mas nãos ei nem o que falar. Análise Aplicada é muuuuuuuuuuuuito louco. Tenho alguns meses para tentar encontrar o sentido dessa matéria, mas acho que seria mais fácil encontrar o sentido da vida...

Ah, e aqui não tem mais essa de chegar meia-hora atrasado na aula, sentar no fundão e tirar um cochilo não. Tou gastando uma fortuna em cafezinhos numa máquina estrategicamente posta ao lado do amphi (de 40 centavos em 40 centavos a maquininha tá levando meu dinheiro embora..)

É, esse post é para dar uma idéia do que eu vi na primeira semana de aula e do que me aguarda nos próximos meses e anos... Foi um pouco assustadora, mas também muito boa para ver que não é nada impossível -- só muito diferente. E eu espero me adaptar o mais rápido possível.

Um comentário:

S. disse...

Sempre que eu vejo essa foto pequena eu penso num ipod gigante oO