domingo, 2 de setembro de 2007

Igreja de São Pedro Acorrentado e Basílica de São Paulo

Eu estou 5 dias atrasado aqui no blog! Na verdade eu cheguei em Nantes sexta-feira e já estou instaladona minha residência aqui \o/ Bem, vou postar rapidinho aqui os eventos que se passaram até sexta para então falar das novidades mesmo de Nantes.

Quarta-feira, 29.08.2007

Eu, André e Paulo decidimos que, uma vez que deixaríamos Roma logo no começo da tarde, cada um aproveitaria sua manhã como bem entendesse. Eu decidi que eu definitivamente precisava ver a escultura de Moisés, que muitos consideram a obra-prima em mármore de Michelângelo.

A escultura de Moisés encontra-se na Chiesa de San Pietro Vincoli (Igreja de São Pedro Acorrentado) e é parte de uma obra maior: a tumba do papa Julius II, adornada também por outras duas esculturas de Michelângelo (Raquel e MLeah) e obras dos aprendizes do grande mestre. San Pietro Vincoli é uma igreja que, vista de fora, parece ser nada. Mas, ao entrar, vemos uma nave espaçosa, lindos afrescos no teto e, ao fim da nave principal, os dois grandes tesouros da igreja: As correntes que aprisionaram São Pedro antes de sua execução e a Tumba do papa Julius II.

As correntes de São Pedro encontram-se em frente ao altar. Conta-se que essa igreja foi uma das primeiras a ser erguidas em Roma e foi contruída exatamente no local onde São Pedro foi condenado. Fantástico como essa “igrejinha” possui tesouros mais preciosos que muitas catedrais pelo mundo.

Já a escultura de Moisés é imponente, forte. Michelângelo representou o profeta no auge de sua força física, segurando com braços musculosos as tábuas da lei. Ele encontra-se sentado, mas pronto para agir. Parece realmente que Moisés pode saltar a qualquer instante e sair andando... Tal realismo gerou a lenda de que Michelangelo, ao terminar a escultura, perguntou-lhe “Perché non parli?” e trincou o joelho da escultura para ter certeza de que ela ainda era mármore.

Após San Pietro Vincoli, peguei o metrô e fui visitar a Basílica de São Paulo. A basílica é bela já por fora: há uma pequena praça com jardins e uma grande estátua de São Paulo logo em frente à fachada.

É interessante entrar na Basílica de São Paulo e compará-la à Basílica de São Pedro... Ambam transmitem uma imensa idéia de riqueza, mas de formas diferentes – São Pedro é imponente e vibrante, enquanto São Paulo é simples, serena. No interior da Basílica de São Paulo temos duas esculturas dos dois santos, guardando a nave principal.

Ante ao altar encontra-se a tumba de Paulo. As correntes que o aprisionaram são guardadas na basílica, mas só podem ser vistas em dias de festa na basílica.

Depois? De vola ao albergue para pegar as nossas coisas e deixar Roma. Roma foi, sem dúvida nenhuma, uma experiência muuuuito marcante. Foi minha primeira grande viagem aqui na Europa e, pra ser honesto, acho difícil que outra supere facilmente.

Um comentário:

Celio Loureiro Cavalcante Jr disse...

When you see me
Fly away without you
Shadow on the things you know
Feathers fall around you
And show you the way to go
(Birds, Neil Young)