segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Bordeaux!!!


10 e 11.08.2007 - Sexta e Sábado

Sexta chegou e saímos da aula de francês direto para a estação de trem. Nossa primeira viagem! De muitas, eu espero... Lá nós compramos nossa passagem e logo estávamos dentro do trem a caminho de Bordeaux. Dormi a 1hr e meia de viagem (os caras se divertiram tirando foto da minha boca aberta enquanto eu dormia...). O hotel que nós reservamos era de cara com a estação de Bordeaux: atravessamos a rua e já estávamos no nosso quarto =]

Fizemos um pouco de turismo e andamos dibob pela cidade para ver qual era. Bordeaux é uma cidade relativamente grande para o padrão europeu (+ de 100.000 pessoas), mas sem grandes edifícios. Depois de fazer uma horinha (decidimos que o 'grosso' do turismo seria feito no dia seguinte), voltamos ao hotel para nos preparar para a soirée.


Primeiro fizemos as bases num bar na praça Victoire, depois, fomos para a rua Quai de Paludate onde se concentram as boates de Bordeaux. Escolhemos uma discoteca latina (La Patchanga) e aí já era. Po, tudo dentro da boate custava 7 euros.. sem condições total! Tomei uma vodca como a consumação mínima, conheci umas gatas francesas e a balada de Bordeaux foi irada demais >D~

Detalhe: equanto eu estava lá tocou Harmonia do Samba! "Onda Onda, olha a onda! Onda Onda, olha a onda... Vou te pegar.."

Sábado, depois de dormir quase nada, acordei e fui fazer o verdadeiro turismo da cidade de Bordeaux. Comprei um mapa na Office de Turisme explicando um pouco de todos os pontos turísticos da cidade e lá fui eu com os meninos descobrir Bordeaux...

A cidade possui vários arcos, todos construídos por volta do século 18 por diferentes arquitetos. O principal é o Porte d'Aquitane, simbolizando toda a região, no centro da Place de la Victoire (foto que aparece eu e o André). Toda a praça, idealizada por André Portier, foi contruída no século 18 e é um exemplo do forte desenvolvimento urbano pelo qual a cidade passou por esse tempo.

As igrejas de Bordeaux são também especiais, três em particular: Église Sainte-Croix, Église Notre-Dame e a Cathédrale Saint-André. A primeira foto na qual eu apareço sozinho é em frente à belíssima fachada da Igreja de Nossa Senhora (Église Notre-Dame). Contruída no final do século 17, é de longe a mais bela obra do "período clássico" de Bordeaux. Sua fachada é toda esculpida e adornada por colunas, enquanto seu interior é vasto e luminoso. Mas o verdadeiro tesouro dessa igreja é seu altar de mármore incrivelmente trabalhado: são duas estátuas de anjos e quatro esculturas de crianças, com detalhes em ouro.

A Catedral de Santo André (ou Cathédrale Saint-André, como queiram) é um perfeito exemplo da arquitetura Gótica do sul da França. Construída entre os séculos 12 e 14 e restaurada no século 19, a catedral é patrônio mundial da Unesco. Vocês podem vê-la a foto na qual aparecemos eu e o Paulo em frente à sua fachada. A entrada, conhecida como Porte Royale, é de uma maestria impressionante.

Ao lado da Catedral encontra-se a Torre Pey-Berland (última foto), uma torre de sino construída por volta dos anos 1400s. Pode-se subir para de lá ter uma vista dita invejável da cidade de Bordeaux.. mas eu não subi... Já estava cansado demais de tanto andar e de tanto turistar.

Visitamos também o Museo de Belas-Artes. Valeu a pena principalmente porque para entrar era nosso preço predileto: de graça =] Por fim liguei para umas garotas que eu havia conhecido na noite anterior na boate e acabamos nos encontrando para tomar um sorvete perto da catedral.

À noite, exausto devido à noite incompleta e ao dia andando no sol, saí só mesmo para tomar uma cervejinha com o André... Simplesmente não tinha bateria para encarar nada mais.


Um comentário:

Anônimo disse...

Que lugar mais bonito é viajar!

(?, Graccho Silvio)