sexta-feira, 3 de agosto de 2007

História de Périgueux


Quarta passada foi dia de turismo em Périguex, andando pelas ruas com uma guia explicando tudo. Imagine só que essa cidade très petite tem um bocado de história Oo Segue agora um pouco do que eu aprendi:

A cidade de Périgueux é a capital do departamento francês da Dordogne. Ela era inicialmente uma cidade romana (chamada Vennuna) ao lado do rio Isle que, ao final do século III construiu uma muralha para melhor se proteger.

No século IX surgiu uma nova aglomeração perto do rio Isle e da cidade inicial, totalmente independente desta. Essa aglomeração crescia em volta do mosteiro de Saint-Front e formou a cidade de Puy-Saint-Front. Essa segunda cidade, rival da primeira, cresceu com o poder dos burgueses local e foi também fortificada e murada.

Essas duas cidades rivais, com um tratado feito no século XII , uniram-se para tornar-se a cidade de Périgueux. A cidade recebeu esse nome como uma referência aos gauleses (os Petrucorii) que viviam antes na região.

Périgueux fica em uma região onde se passaram muitas guerras. Foi nessa parte do sul da França, por exemplo, que a guerra dos cem anos com a Inglaterra teve alguns dos epísódios mais sangrentos. No século XVI guerras entre religiões foram travadas com outras cidades e resultaram na da primeira catedral de Périgueux.

A catedral de Périguex é, por sinal, seu grande marco. É uma catedral imensa cujo início da construção data do século XII e passou por uma grande restauração no século XIX. Essa restauração foi feita pelo grande arquiteto Paul Abadie (responsável, por exemplo, pelo Sacre-Couer em Paris). A catedral tem forma de uma cruz grega (todas as pontas com o mesmo tamanho) e sobre cada ponta há um domo, assim como o centro. Esses cinco domos iguais dão um belo efeito arquitetônico por fora e uma sensação de vastidão dentro da catedral. Esse é um dos pontos que fazem parte do caminho de Santiago de Compostela.





No Centre Ville (centro da cidade) vê-se inúmer
as construções dos mais variados séculos. A arquitetura, em geral, é aquela dos séculos XIV até o século XVII. Percebe-se claramente as mudanças de estilo das portas, janelas, colunas e fachadas das casas. Os prédios do século XV, por exemplo, sãoaqueles cuja escada é em uma torre aparte do corpo principal da casa. Já as casas da Renascença são facilmente identificadas como aquelas de janelas quadradas. Visitamos algumas casas renascentistas e as esculturas e colunas são realmente emocionantes.

Pequena, mas charmosa. Périgueux tem construções anteriores ao descobrimento do Brasil e uma história que atravessa os séculos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Filho,

Obrigado pelas informacoes sobre Perigueux. Gostaria de saber algo mais sobre os vinhos da regiao, sao bons? É o mesmo que Bordeaux?

Beijos, Pai

DalvaCarvalho disse...

"...enquanto eu pastoro estrelas cadentes..." eu cinto muito a sua falta!

I love you!